ACEITAÇÃO! Você Sabe Realmente o Que Significa?

Se existem muitas situações que te tiram do sério, ou se lá no fundo sobe um calor quase que incontrolável depois que algo acontece, provavelmente vai gostar desse texto, uma lição de vida que me ajudou muito a mudar a maneira de enxergar as situações que anteriormente me tiravam o sorriso do rosto!

A vida sempre nos traz situações contrárias às nossas expectativas. No nosso dia a dia, vários eventos ocorrem fora do nosso planejamento, contrariando aquilo que desejamos. Pode ser até mesmo uma pequena bobagem, como um telefonema que atrapalha a nossa concentração ou uma queda temporária da internet, mas não há um único dia em que não ocorra algo em desacordo com as nossas expectativas.

Ao passarmos por essas experiências, geramos dentro de nós uma negatividade. São sentimentos desconfortáveis de raiva, frustração, e que lá na fundo na verdade são formas de não aceitação do ocorrido. Parece algo muito natural e normal.

Mas na realidade, o que parece muito natural na verdade causa uma mudança na tensão de energia do corpo humano, e o que era pra funcionar direitinho começa a causar um monte de “tilts” que vai se refletir nos nossos comportamentos e nos resultados que obtemos na vida.

E esses resultados indesejáveis podem causar um outro estado o estado que costumamos chamar de RECLAMAÇÃO! Talvez você conheça alguém que acabou pegando o costume da Reclamação. Acham que o fato de reclamar vai mudar alguma coisa, pelo contrário a experiência mostra que a tendência é piorar a situação.

Se esses dois estados não ajudam em nada o que acha de pensar no estado de ACEITAÇÃO? Vou contar uma história para ajudar você a pensar melhor sobre isso:

Durante uma viagem de bicicleta pelo mundo, Aden (amigo do escritor Andrew mattews) fez uma parada em uma vila na áfrica ocidental para ajudar na construção de uma padaria. Ele disse: Levamos meses para construir esse estabelecimento. Prensávamos Formigueiros para fazer os tijolos. Todos os dias as crianças da vila vinham ajudar. Nenhuma delas tinha sapatos, mas um menininho alegre estava sempre apenas com um pé de meia e o outro descalço. Ele tinha uns 10 anos.

Um dia fui vencido pela curiosidade. Pedi: “amiguinho, conte a história dessa meia que você sempre usa.”

Ele respondeu com orgulho: “minha mãe a lava Toda noite. Eu a uso todo dia.” “sim, mas por que você usa só uma?” Ele pareceu surpreso com minha pergunta boba, mas abriu um largo sorriso e respondeu: “porque eu só tenho uma!”

Neste exato momento, talvez você esteja sem dinheiro. Talvez tenha perdido o emprego ou alguém que ama. Talvez Não esteja muito bem de saúde. Aí você pensa: “eu simplesmente não sei o que fazer.”

Bem, a primeira coisa a fazer é a única possível: aceitar a Situação. Para mudar as coisas, primeiro você precisa fazer as pazes com o que está acontecendo. Esqueça as acusações, a culpa, os “e se”. Para crescer, é preciso saber aceitar. Aceitação não Significa desejar permanecer onde se está, mas identificar que Lugar é esse e saber aonde se quer chegar a partir dele.

Em vez de “meu marido é um grosso e nunca vou me livrar dele”, pense: “meu marido é um grosso. Como aprendi com isso! Agora sei que mereço ser bem tratada.” Em vez de “perdi todo o meu dinheiro. Antes não tivesse investido tudo naquele fundo de ações”, é melhor dizer: “não adianta chorar sobre o leite derramado. Consegui esse dinheiro uma vez, conseguirei novamente.”

Suponhamos que você esteja acima do peso e deseje emagrecer. Imagine o que acontece quando você diz:

a)- não sou gorda, ou

b)- minha mãe é a culpada por eu ser gorda, ou

c)- minha irmã é mais gorda que eu.

Você continua com sobrepeso. Mas há outra opção. Pense:

  • Estou acima do peso ideal. Gosto de mim do jeito que for, mas agora estou decidida a perder 20 quilos.

Um vídeo maravilhoso do Dr. Lair Ribeiro sobre aceitação:

Você aceita a situação em que está e então pode seguir em frente. Aceitação não é desistência. Aceitar é reconhecer: “esta é uma parte da minha jornada.” Com frequência isso significa: “neste momento não tenho a menor ideia do por que isso aconteceu, mas tirarei o máximo proveito dessa situação.”

Em poucas palavras: Aceitação é poder.

(Esse texto foi extraído do livro Felicidade Em Tempos Difíceis - Andrew Matthews)

Um breve Resumo do artigo:

  • “Aceitação é a ignição do motor da transformação”. Todas as reais mudanças começam com esse importante passo! Portanto pare pense: Como estou lidando com as situações que me contrariam?
  • Onde normalmente meus pensamentos ficam focados, quando algo não está ou não sai ou do jeito que gostaria?
  • Onde normalmente meus pensamentos ficam focados, quando algo não está ou não sai ou do jeito que gostaria?
  • Consigo agora enxergar o impacto da não aceitação na minha saúde e na minha vida?
  • Como o meu corpo se sente quando realmente procuro ignorar o que está acontecendo?

Clique no botão abaixo para baixar o áudio MP3 do artigo para ouvir quando quiser!

Ronaldo Martins Especialista em Saúde Física e Emocional

      SUCESSO, EQUILÍBRIO e PAZ em todos os CAMPOS da sua vida!

                                                                     Grande abraço do Ronaldo a Você!

Gostou do artigo? Que legal! Deixe seu comentário abaixo, essa é uma forma de você contribuir para que esse conteúdo beneficie outras pessoas. Sabe de alguém que pode se beneficiar com esse artigo? COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Link: topsaudebemestar.com

Leave a Reply 0 comments